terça-feira, 14 de setembro de 2010

DVD Sambô - Sunday Bloody Sunday

A liberdade de expressão da Arte Postal.







A motivação para a concepção e a divulgação das artes postais por mim realizadas partiu da leitura do texto de Fabiane Pianowski - Arte Postal Arte[1] - no qual esclarece que a arte postal “pode ser considerada como uma tendência não-competitiva: não há prêmios; igualadora: consagrados artistas postais expõem junto com anônimos; anticonsumista: não-vendável. Caracteriza-se, portanto, como uma forma alternativa de arte, sem submissão ao “mercado de arte” e sem fronteiras.
Assim, representante de uma arte libertária e altamente democrática, no qual os padrões estéticos são menos importantes que o desejo, a concretização e a divulgação via postal das obras artísticas ausentes de comercializações, itinerantes e ilimitadas.
Procurei marcar nos dois trabalhos uma relação mais próxima entre o artista e a obra com a impressão digital e as imagens refletidas pelo espelho, ainda, no caso do trabalho que reflete o perímetro de alcance visual do apreciador proporcionar as relações eu – obra; eu - eu mesmo.
A primeira arte constitui-se num círculo de linha preta contendo no seu interior uma impressão digital visível, sobre um fundo branco de uma forma retangular de papel cartão. As possibilidades de significações para o apreciador são imprevisíveis e variadas, no entanto, eu, o artista, trabalhei a arte conceitual sobre o tema identidade, sobre a unicidade do indivíduo representado por uma parte pouco visível do seu corpo. O ser humano limitado pela forma geométrica perfeita: o círculo. A perfeição divina circundando o homem imperfeito, imperfeições estas impregnadas nas linhas sinuosas, incompletas e imperfeitas da impressão digital.
A segunda arte tem uma linha mais interativa, que só se completa com o observador. Trata-se de uma colagem de papel para embrulhar presentes sobre a forma retangular de papel cartão. No centro foi colocado um pedaço de espelho feito de material plástico, rodeado por colagens de palavras relacionadas com comportamento, identidade e atitudes humanas. O objetivo primeiro desta obra é proporcionar ao apreciador a possibilidade de refletir sobre si mesmo e sobre o outro, explorando através dos reflexos do espelho o seu limite de visão física, as angulações possíveis, ao mesmo tempo em que abre caminho para uma crítica mais profunda sobre a sua identidade. Este trabalho realiza um encontro íntimo da pessoa com ela mesma, e se a sua visão perfurante for ativada ela pode participar de uma experiência única de contato interior não muito praticada na correria frenética da vida moderna.


[1] Disponível em . Acesso em 19/09/2010.