sábado, 21 de agosto de 2010

Sorria, você está sendo manipulado!

 
 
 
Optei por fazer “colagens” de imagens em cima da ideia de falsa felicidade proporcionada por alguns programas televisivos, geralmente os programas de domingo à tarde.
Muitos desses programas são extremamente sensacionalistas e assistencialistas, com o discurso de fazer ações que deveriam ser feitas pela esfera governamental eles exploram as dificuldades econômicas e a carência educacional, causando geralmente, como num roteiro trágico, a identificação e compaixão da audiência pelas situações financeiras e emocionais dos entrevistados e participantes das reportagens.
São pessoas que não veem seus familiares há anos, são pessoas que moram em casas prestes a desmoronar, são pessoas que perderam entes próximos ou que sofreram graves acidentes.
Interferindo diretamente sobre estes acontecimentos, os programas conseguem nos fazer esquecer que a finalidade primeira das reportagens não é diretamente ajudar as pessoas necessitadas, mas usar o poder de sedução dos fatos trágicos para prender o espectador frente à televisão. Nisso choramos, nos angustiamos e algumas vezes nos sentimos cúmplices pela situação daquelas pessoas.